Quarta-feira, 17 de Agosto de 2016
Diário de Notícias* dixit.

* Matutino brasileiro que se publica diàriamente em Lisboa.
————
(Devo o postal de caricata legenda ao sr. M.V., a quem agradeço.)
De [s.n.] a 22 de Agosto de 2016
Que saudades que tenho da governação deste Senhor da imagem, acabado de chegar para inaugurar uma obra grandiosa de SUA autoria e que nunca deveria ter mudado de nome. Mas é assim que os traidores agem quando chegam ao poder através de golpes de Estado. Nunca pensei vir a dizer isto, pelo menos não há trinta ou quarenta anos. Estadistas da têmpera de Salazar não iremos ter a honra de voltar a ter como Presidente do Conselho, temo bem, pelo menos nos próximos vinte ou trinta anos ou mais. Que tristeza de País e que infeliz Povo, este, que depois de ter tido durante décadas um Patriota e um homem íntegro e honesto como seu Governante máximo, que tanto fez pelos portugueses e pela Nação, foi sucedido por uma cambada de gatunos, corruptos, pulhas e traidores. Que tristeza infinita, meu Deus.
Maria
Calma. Salazar não tem mérito na ponte: votou em conselho de ministros contra fazer-se a obra, nunca é demais dizê-lo e abrilmente frisá-lo. A validade desta tese é tão evidente e irrefutável que nem importa ver-se-lhe dê permeio o ditador com voto de vencido em conselho de subalternos. Sendo a ponte por definição boa e Salazar inatamente mau, nada mais natural; onde se viu alguma vez o mau trabalhar pelo bom?
25 Dabril sempre, mesmo ante de o ser. Daí os 50 anos da ponte do dito.
Cumpres.
...ver-se-lhe de permeio...
De Inspector Jaap a 23 de Agosto de 2016
Inauguraçãozeca verdadeiramente rasca: pois se nem dinheiro emprestado se pediu, e não houve corruptos a encher os bolsos à conta da obra, de que raio se ufanam eles?
Já agora: o sequaz que escreveu aquilo deverá ser despedido proximamente pois que admitiu que havia alguma coisa maiúscula naquele regime, o biltre!
Cumprimentos.
Bom, a obra foi terminada antes do prazo. Alguém deve ter lucrado com isso...
Cumpts.
De
tron a 28 de Agosto de 2016
Mas a ponte sobre o Tejo há 50 anos se chamava Ponte Salazar, pelo que se sabe o próprio não queria ver o seu nome ligado a ponte, preferia algo mais simples como "Ponte Sobre o Tejo" ou algo assim.
Quem sabe se com o nome de algum membro eminente do seu governo como Duarte Pacheco ou de algum navegador dos descobrimentos.
Salazar não sugeriu, que saiba, nome algum. Manifestou foi reserva premonitória ao seu nome, que não iria durar. Tinha razão.
Cumpts.
Comentar