6 comentários:
De Mandarinia a 27 de Abril de 2020
Ainda hoje essa zona parece o termo de, enfim, qualquer coisa, sente-se que está um pouco desligada do resto da cidade (refiro-me ao que fica para além do Areeiro, nas "Olaias" ou como se dizia antigamente, Picheleira). Em termos arquitectónicos é muito confusa.
Gostava de poder ter visto essa quinta, ainda que mesmo em 1940, já pareça acusar um pouco de decadência.

Cumprimentos
De Bic Laranja a 27 de Abril de 2020
Era o termo das quintas ao longo da Estrada de Sacavém (ou Rua Alves Torgo).Para fazer uma ideia, esta casa ficava na dita Estr. de Sacavém, 256, que neste ponto ia pelo Nascente da Carlos Mardel pouco mais ou menos por alturas da Lucinda do Carmo. A Quinta do Bacalhau estendia-se daqui para N quase ao Areeiro; para E até à Az. da Fonte do Louro (onde fizeram o aterro da Afonso Costa) e pelo B.º da Guarda; pelo S confrontava com a Quinta dos Pacatos (célebre retiro entre a Estr. e a Az. do Areeiro), com a Quinta do Alperche onde vem a estar a Fonte Monumental da Alameda.

As Olaias e a Picheleira são outra coisa; esta um empreendimento clandestino do proprietário da Quinta dos Embrechados nos anos 30, embargado e depois tomado pela Câmara; aquela um empreendimento Fernando Martins (presidente do Benfica), dos anos 80, cheio de sainete e com risco do célebre Taveira. A ironia é que o brilho da Encosta das Olaias se desfez como que por osmose…

(Uma vista Aérea dos anos 50…)
Cumpts.
De Mandarinia a 28 de Abril de 2020
Obrigada pelos esclarecimentos, não é muito fácil perceber o antigo e ajustar ao novo.
De Bic Laranja a 30 de Abril de 2020
Bem sei. Juntemos para já ao mais antigo, de c. 1909, como recriação dum exercício levado a cabo à distância de um século.
Ao depois hei-de enquadrar melhor na própria época da imagem do verbete.
Cumpts.
De [s.n.] a 27 de Abril de 2020
Que maravilha de Palacete. Pena estar tão degradado já nessa altura. Muito semelhante a um que ainda, creio eu, subsiste na Estrada de Benfica.
Maria
De Bic Laranja a 27 de Abril de 2020
Assim parece. Mas o tempo e a cidade não perdoam. Já por 1940 era assim.
Cumpts.

Comentar